Semana Manuel Bandeira promove até quinta-feira atividades em homenagem ao poeta recifense
19/04/2017 - 20h22 em Literatura

 

Em 2017, o poema 'Cartas de Meu Avô', do pernambucano Manuel Bandeira, completa 100 anos de publicação. Para celebrar essa data, além dos 131 anos de nascimento do autor, o Espaço Pasárgada, antiga casa do avô do poeta e onde Bandeira passou parte da infância, promove a Semana Manuel Bandeira, até esta quinta-feira (20). A programação prevê uma série de atividades gratuitas com a presença de artistas e escritores convidados.

O sobrado que abriga o Espaço Pasárgada fica na Rua da União, nº 263, Boa Vista, no Centro do Recife. No primeiro dia, as atividades incluem a intervenção 'Corpo a Corpo de Poesia', das 9h às 14h, com atores vestindo roupas de época, passando pelas ruas evocadas nos poemas do modernista. À noite, às 19h, o Espaço Pasárgada recebe o recital poético-musical 'União com Bandeira', do Coletivo Arte em Movimento do Recife.

O grupo vai recitar textos do poeta e de autoria de membros do coletivo. Na terça-feira (18), estudantes da rede estadual de ensino vão conversar com a poetisa Cida Pedrosa sobre o tema 'Mulher na Poesia de Bandeira', a partir das 14h. Às 19h, os escritores André Resende e Delmo Montenegro comandam um bate-papo sobre 'A Cinza das Horas: 100 anos de poesia'.

Eles também escreverão cartas endereçadas a Manuel Bandeira, atualizando-o das novidades do Recife, que serão lidas no Espaço Pasárgada. Também haverá um recital do livro 'A Cinza das Horas'.

A semana de atividades se encerra na quinta-feira (20), com uma noite musical, com participação do Duo Audire, com Amanda Coelho e Thiago Pinto (música erudita); do músico Lucas Oliveira (acústico); e o grupo Tapiocas de Shark, quarteto de violões formados por Sérgio Deslandes, Inaldo Minervino, Helena D'Lucia e Abraão Marreira, que, com Ronaldo Patrício, vão apresentar, entre outras canções, uma criação de Manuel Bandeira em parceria com Dorival Caymmi.

Quinta-feira (20) - 9h30 e 14h - Visita da Escola Apoio - Apresentação sobre vida e obra de Manuel Bandeira; 19h - Apresentações musicais: Duo Audire com Amanda Coelho e Thiago Pinto (música erudita), Lucas Oliveira (acústico), Tapiocas de Shark, Sérgio Deslandes, Inaldo Minervino, Helena D'Lucia e Abraão Marreira, com participação do cantor Ronaldo Patrício.

 

Fonte: g1.globo.com/pe

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!