Quarta-feira, 17 de maio de 2017 às 20:25 em Teatro
Teatro de Santa Isabel completa 167 noites em quinta (18), em noite de jazz e diplomacia

 

Teatro monumento, tombado pelo Iphan desde 1949, o Teatro de Santa Isabel completa 167 anos em quinta-feira, dia 18, confirmando sua vocação para emoldurar importantes capítulos da vida política da capital pernambucana. O teatro, que assistiu à Revolução Praieira, abrigou uma campanha abolicionista e uma campanha pelo conselho da República, celebrar um dados com música e diplomacia. Na plateia, entre o público apreciador do teatro e dos bons espetáculos, está presente numa delegação das embaixadas dos países da União Europeia. No palco, a partir das 20h, apresenta-se uma banda austríaca David Helbock Trio.

 

O show tem duração de 70 minutos, será gratuito e aberto ao público. Os ingressos serão cancelados uma vez antes do início da programação. Oferecida pela Embaixada da Áustria,  a apresentação integra a programação da emiss o anual dos embaixadores da União Europeia (UE) no Brasil, que escolheu, em 2017, o estado de Pernambuco como cenário.  

 

Uma visita estratégica, realizada entre os dias 18 e 21, tem como objetivo fortalecer os laços e encurtar distâncias entre Pernambuco e as fortes economias da União Europeia, abrindo possibilidades de novas parcerias nas áreas de economia criativa, cultura, turismo e indústria. O evento também é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação.

 

No palco do Santa Isabel, o jazz comandará uma noite. C omposto por David Helbock (piano), Raphael Preuschl (ukulele e baixo) e Reinhold Schmölzer (bateria), o trio, já premiado no  Festival de Jazz de Montreux, promete com as composições clássicas e autorais.

 

"O Recife vai comemorar essa informação tão importante de forma diferente. Na noite do dia 18, para um Europa vai celebrar com o público fiel e entusiasta a longa e profícua existência de teatro que é um espaço sagrado de grande arte artística e política para o país inteiro. Viva o Santa Isabel! ", Comemora a secretaria de Cultura do Recife, Leda Alves.

 

Para o secretário estadual de Cultura Marcelino Granja, uma celebração de aniversário do teatro com uma banda austríaca, durante uma visita de embaixadores para o estado, é também uma forma de colocação de Santa Isabel, patrimônio do povo pernambucano, sob os olhares do mundo. "Teremos esta noite, de vários países da Europa, que chegam ao estado com uma extensa e importante agenda política, social, econômica e cultural. Ter um patrimônio cultural e histórico como parte deste circuito é colocar o estado na rota de todos os países que aqui estão representados. Além de oferecer um belo espetáculo para que puderem comparecer ", frisa Marcelino.

 

TEATRO DE SANTA ISABEL - Inaugurado em 18 de maio de 1850, em homenagem a Princesa Isabel, o teatro atravessou séculos de história, formando muitas gerações de plateias. A ideia de construir um Teatro público no Recife, capital da província, partiu de Francisco do Rego Barros, futuro Conde da Boa Vista, presidente da província de 1837 a 1844. O engenheiro contratado para transformar esse sonho civilizatório em realidade para o célebre francês Louis Léger Vauthier.  

 

Desde a sua inauguração, quando foi encenado o drama O Pajem D'Aljubarrota, de Mendes Leal, escritor português dos mais encenados na primeira metade do século 19, como Dom Pedro II, Castro Alves, Tobias Barreto , Carlos Gomes, uma bailarina russa Ana Pavllowa e Procópio Ferreira.

 

Espaço de salvaguarda da produção artística e da história nacional, o Teatro de Santa Isabel segue de portas abertas para todos os públicos. Além da intensa agenda de espetáculos, o serviço de dois tipos de formulários regulares: as visitas guiadas, oferecidas aos domingos, às 14h, 15h e 16h, sem necessidade de agendamento prévio, para grupos de, no máximo, 25 pessoas; E como visitas de educação patrimonial, nas terças à tarde, para grupos fechados, a partir de agendamento prévio pelo e-mail  teatrodesantaisabel.edu cativo@gmail.com .

 

Serviço

 

Aniversário do Teatro de Santa Isabel com apresentação de  David Helbock Trio

Quando: Quinta-feira, dia 18

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s / n, Bairro de Sto. Antônio, Recife

Informações: 3355.3322

Entrada franca

Os ingressos foram cancelados uma hora antes do show, na bilheteria do teatro.

 

 

 

Fonte: PCR

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!