Teatro de Santa Isabel será palco para saraus, rodas de diálogo, oficinas e jogos teatrais gratuitos em 2018
14/03/2018 08:44 em Teatro

 

O Teatro de Santa Isabel, um dos ícones da cultura pernambucana, inicia o calendário 2018 chamando o público para uma visita. Para receber recifenses e turistas de todas as idades, gêneros e classes sociais, o teatro inaugurado em 1850, que testemunhou e até protagonizou importantes capítulos da história da capital pernambucana, foi lançado, nesta terça-feira (13), um extenso calendário de novidades, como atividades educativas, jogos e saraus, todos gratuitos e abertos ao público.

Idealizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a programação será executada pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, com patrocínio do Santander através da Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo à Cultura (nº 8.313/91).

O Projeto Teatrando! Programa Cultural e Educativo no Teatro do Santa Isabel, terá cinco meses de vigência, encerrando apenas em agosto, e integrará à agenda regular de espetáculos e atividades do Santa Isabel, uma programação especialmente desenvolvida para democratizar e ampliar o acesso de diferentes perfis de público ao teatro.

Já na estreia do cronograma preparado para o mês de março, o projeto convidou os presentes para uma jogo teatralizado, que teve as suntuosas instalações do Santa Isabel como cenário, conduzindo os convidados numa imersão gameficada pelos cômodos e pelos séculos de histórias que cada um deles conta. A mesma experiência será oferecida todas as terças do mês de março, sempre às 15h, com inscrições franqueadas ao público.

Também às terças, a cada 15 dias, será realizado um sarau com 40 minutos de duração, cada vez numa locação diferente dentro do teatro, contemplando as mais diversas linguagens artísticas, como números circenses, canto coral, poesia e pequenos concertos musicais. Outra ação, batizada de Diálogos, promoverá encontros com especialistas para provocar reflexões sobre diversos aspectos da vida em sociedade.

“O Santa Isabel pertence ao povo do Recife. Ao longo de sua existência, acolheu e incorporou-se às mais autênticas manifestações artísticas e libertadoras, que libertário é o seu povo. Nada, pois, é mais revolucionário para sua gente que conhecer suas próprias raízes culturais, que a definem como povo. É isso que queremos, é o que cultuamos”, celebra Leda Alves, secretária de Cultura, que faz questão de lembrar que as visitas oferecidas ao domingo para o público em geral, sem agendamento, serão mantidas, em três possibilidades de horário: 14h, 15h e 16h, para grupos de, no máximo, 25 pessoas.

“É com imenso orgulho e senso de responsabilidade que o Instituto de Desenvolvimento e Gestão abraça mais este desafio alinhado à missão de desenvolver o potencial de pessoas e organizações por meio da arte e da cultura. Como proponente junto ao Ministério da Cultura, com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura do Recife e tendo o Santander como patrocinador, queremos dialogar cada vez mais com a sociedade impulsionando uma nova era de desenvolvimento do Brasil, conectando atores e plateia numa simbiose entre o trabalho e a fé no povo brasileiro", afirma Ricardo Piquet, diretor-presidente do IDG.

Conheça mais sobre cada ação do projeto Teatrando!:

Saraus - Apresentações curtas, que possibilitam encontros entre o público e artistas de diversas linguagens, como circo, pequenos concertos, espetáculos de dança e coreografia, corais e recitais, entre outros. As sessões ocuparão espaços diversos do Teatro, não apenas o palco principal. 

Proscenium! Teatro Jogo – Uma experiência imersiva e sensorial, semelhante aos jogos de RPG. A ideia é que a gameficação do teatro provoque uma percepção nova da arte e do equipamento. A visita consiste num espetáculo-jogo-passeio pelas dependências do Teatro de Santa Isabel, enfatizando, para revelar a importância do teatro, bem como detalhes da arquitetura e história.

Oficinas - Oficinas de teatro e dança com instrutores locais e nacionais. Ações formativas em teatro, dança e mediação cultural, que visam despertar e/ou aprofundar conhecimentos que visam aproximar o público e o bem cultural.  

Diálogos – Encontros com convidados especiais que visam provocar reflexões sobre diversos aspectos da vida em sociedade, proporcionando debates sobre arte e cultura, ética e política, direitos humanos, entre outros temas.

 

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO

Todas as terças de março, às 15h - Proscenium! Teatro Jogo

27/03 - Diálogos, às 19h, no Salão Nobre, e Sarau, às 20h

Telefone para informações e inscrições: 3355-3323 ou 33553324

 

 

Fonte: PCR

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!