Profissionais do Prodarte participam pela primeira vez da Artesanal Nordeste
05/04/2019 22:30 em Arte

 

Doze artesãos e artesãs ligados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte) participam da segunda edição da Feira Artesanal Nordeste, que acontece até o dia 7 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco. No estande montado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, os profissionais expõem e comercializam artigos em couro feminino e masculino, patchwork, camisas pintadas e bordadas, bijuterias em pedra turquesa, fitas e materiais reciclados.

 

A abertura do evento - uma feira de produtos e técnicas para arte, artesanato e artes manuais - aconteceu na tarde desta quarta-feira (3). A artesã Isaurora Pereira expõe produtos femininos em couro, como carteiras, bolsas e porta moedas. “Eu pinto o couro cru em várias cores. Tenho também peças trabalhadas em forma de mosaico”, explica. Já Robson Rodrigues, desde outubro do ano passado no Prodarte, trabalha com itens de couro voltados ao público masculino. “São peças costuradas a mão, incluindo carteiras, chaveiros e pulseiras”.

 

O secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, Antônio Júnior, visitou o estande. “É a primeira vez que os profissionais do Prodarte expõem na Artesanal Nordeste, uma feira nacional de grande importância para divulgar o trabalho dos artesãos. Nosso papel é incentivar a participação deles nos eventos, para que possam faturar mais”, afirma o gestor. Por sua vez, a artesã Alexsandra Medeiros vende produtos em feltro e tecido, como pesos de porta, bonecas personalizadas e lembranças para aniversário. “Tenho peças também para decoração e festas temáticas”, acrescenta.

 

As casas em miniatura criadas pela artesã Eliane Trummer chamavam a atenção do público. “São representações de residências dos moradores do interior, com todos os detalhes: fogão a lenha, utensílios domésticos, filtros, bacias, potes e animais”, explica. Realizada pela empresa W. R. São Paulo, a Artesanal Nordeste tem mais de 100 estandes vendendo tecidos, tintas, pinceis, papéis, acessórios, máquinas de costura e ferramentas, além de ateliês, exposições, salas de cursos, oficinas e palestras. A feira funciona das 13h às 20h até o dia 6 e das 13h às 19h no dia 7 de abril.

 

PROGRAMA - Vinculado à Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, o Prodarte fomenta o artesanato da cidade, por meio do apoio aos artesãos cadastrados, do fortalecimento da geração de renda e da divulgação cultural do município. A equipe do Prodarte orienta e apoia a produção artesanal, bem como facilita o acesso a feiras e capacitações.

 

 

 

Fonte: PCR

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!