Proscenium! viaja com público pela história do Teatro de Santa Isabel
15/04/2019 21:28 em Teatro

 

Mistura de espetáculo, visita e jogo, o Proscenium! Convida o público a embarcar numa experiência emissiva sensorial pela história e dependências de uma das mais belas casas de espetáculos do país. O espetáculo é apresentado, todas as terças, às 15h, no Teatro de Santa Isabel. Ele integra a programação do projeto Teatrando!, criado pela Prefeitura do Recife e realizado pelo IDG, com verba do Santander, via Lei Rouanet.

 

Proscênio é a parte avançada do palco, localizada à frente do cenário. Começa na boca de cena e vai até o espaço da plateia ou até o fosso destinado a orquestras. Foi inspirado no simbolismo interativo da estrutura e tomando a sua escrita em latim que surgiu a peça jogo.

 

"É um impacto imersivo radical", define Célio Gomes, que divide a direção geral da peça com Quiércles Santana. "Em espetáculos nos quais as pessoas os assistem sentados, na plateia, também há uma interação, que ocorre no interior de cada espectador. Com Proscenium! isso vai mais além. Praticamente ninguém fica inerte diante do que se passa, até gente mais quieta acaba por se envolver de alguma forma", expõe Gomes.

 

A professora Mônica Dias levou um grupo de alunos da Escola Técnica Estadual José (ETE), do bairro Janga, da cidade de Paulista, para assistir ao espetáculo. "Uma das experiências mais incríveis que a gente já viveu. Temos uma oficina de teatro e dança  na escola e tenho certeza que, pra eles, essa vivência de hoje vai ser inesquecível". 

 

Para aproveitar ao máximo a experiência, é importante que as pessoas fiquem atentas a tudo que ocorre: da recepção na porta do teatro até os últimos momentos da peça. Os temas centrais da narrativa são a construção do Santa Isabel empreendida pelo francês Louis Vauthier e o incêndio que destruiu a casa em 1869.

 

Como o público é dividido em três grupos diferentes em determinado momento da peça, é interessante voltar a participar do teatro jogo para vivenciar outras experiências.

 

O elenco desta segunda temporada do Proscenium! é formado por Alexandre Sampaio, Bruna Luiza Barros, Douglas Duan, Ellis Regina, Kadydja Erlen, Luciana Lemos, Paulo de Pontes e Cleusson Vieira e Daniel Barros. Quem assina a direção musical é André Freitas.

 

A visita é indicada para maiores de 10 anos. Para participar da visita Proscenium! é preciso realizar inscrição com antecedência pelo telefone (81) 3355-3323.

 

 

Fonte: PCR

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!