Projeto Olha! Recife inclui nos roteiros turísticos encenações de obras literárias pernambucanas
23/07/2017 22:33 em Turismo

 

Escritores da literatura pernambucana são homenageados em uma edição inédita do projeto Olha! Recife, que teve início no último sábado (22). Uma vez no mês, a iniciativa promove passeios de ônibus com a participação de atores responsáveis por encenar a vida e a obra dos autores. O primeiro a ser contemplado com a homenagem foi Ascenso Ferreira, atarvés do passeio que saiu da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.

Conhecido por escrever sobre a cultura popular de Pernambuco, os costumes, as paisagens e os momentos históricos do estado e do Recife, Ascenso é lembrado pela cidade por meio de um busto, uma praça e uma estátua em tamanho natural, no Cais da Alfândega, um dos locais visitados durante o passeio. O roteiro também contempla o Museu do Trem e a Academia Pernambucana de Letras, onde aconteceu a encenação por meio de leituras dramáticas.

No domingo (23), um passeio a pé pelo bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, buscou destrinchar a história do bairro, surgido no século XIX como desmembramento da Freguesia da Capunga e que herdou o atual nome desde 1872, em decorrência da construção da igreja construída no mesmo ano. A concentração aconteceu no Parque da Jaqueira, em frente à Capela da Conceição, e a saída ocorreu às 9h. Fizeram parte do roteiro da visita a Avenida Rui Barbosa, o Jardim do Baobá e as ruas das Graças, das Pernambucanas e da Amizade.

Na quarta (26), o projeto leva os participantes ao edifício da Associação Comercial, no Bairro do Recife, cujas escadarias e vitrais vieram da Inglaterra e carregam desenhos que são símbolos da economia da cidade em épocas passadas, como a cana-de-açúcar, o café e o algodão. A excursão sai às 14h da Praça do Arsenal.

As inscrições para participar do projeto podem ser feitas a partir desta sexta (21), no site do Olha! Recife. Há, ao todo, 70 vagas para os passeios a pé e 50 vagas para o passeio de ônibus.

 

Serviço

Olha! Recife a Pé (quarta) - Prédio da Associação Comercial

Quarta (26), às 14h

Saída: Praça do Arsenal - Bairro do Recife

 

Fonte: g1.globo.com/pe

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!