Exposição no Recife reúne elementos da cultura japonesa e tem oficinas gratuitas de origami
23/07/2017 23:40 em Exposição

 

Na última quarta-feira (19), o público teve a chance de se aproximar da cultura nipônica através da exposição 'Ukiyoe - A magia da gravura japonesa', que entrou em cartaz na Caixa Cultural Recife, na área central da capital pernambucana. Além das mais de 200 obras vindas de coleções de arte brasileiras para compor a mostra, a programação inclui oficinas gratuitas de origami e kusudama, um tipo de dobradura com flores. Todas as atividades são gratuitas.

 

Sob a curadoria de Anna Paola Baptista, a exposição reúne 74 gravuras, feitas entre os séculos XVII e XIX, que representam cidades, províncias, animais, flores, pássaros e heróis do país oriental. No período em questão, a aproximação do povo japonês com atividades culturais como poesia, música e teatros kabuki foi denominada ukiyo, que significa ‘mundo flutuante’. Os registros em xilogravura desse estilo, por sua vez, foram chamados de ukiyo-e, com o significado de ‘retratos de um mundo flutuante’.

 

Além das gravuras, a mostra também conta com 14 volumes de livros precursores dos mangás, máscaras oriundas das tradicionais danças dramáticas, que representam personagens mitológicos como gênios e dragões, e obras apresentadas virtualmente. A exposição pode ser visitada até o dia 17 de setembro, das 10h às 20h de terça a sábado e das 10h às 17h aos domingos.

Oficinas de origami

Nos dias 30 de julho e 6 de agosto, são oferecidas oficinas gratuitas de origami, ministradas pela professora Helena Makiyama. Durante as aulas, são ensinadas técnicas de dobraduras em papel para a criação de símbolos típicos da cultura japonesa, como tsurus, flores, bolas de saúde e caixas porta-objetos. As oficinas duram uma hora e, nos dois dias, acontecem das 14h às 17h. Há 15 vagas por turma.

 

Serviço

Exposição 'Ukioye - A magia da gravura japonesa'

até 17 de setembro

Caixa Cultural Recife - Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife -Recife

De terça a sábado, das 10h às 20h; domingos, das 10h às 17h.

Entrada: gratuita

Informações: (81) 3425-1915

 

 

Fonte: g1.globo.com/pe

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!