Noites dos Tambores Silenciosos celebra a ancestralidade negra
04/03/2019 21:29 em Carnaval 2020

 

A segunda-feira de carnaval (2) é uma das mais aguardadas e celebradas por adeptos e simpatizantes de manifestações afro-brasileiras. Neste dia, ocorre a Noite dos Tambores Silenciosos. A cerimônia ocorre no bairro de São José, há mais de 60 anos.

Vinte e sete nações de maracatu de baque virado saem em cortejo no Pátio do Terço para reverenciar os ancestrais africanos que sofreram e foram mortos durante a escravidão no Brasil colonial.

Os maracatus estão vinculados ao candomblé e, possuem um orixá como patrono. Além do rei e da rainha, os grupos são compostos por estandarte, a calunga – que é uma boneca que incorpora a força ancestral, carregada pela dama-de-paço.

Os maracatus começam o cortejo às 18h. O auge da celebração acontece à meia-noite. Os tambores param de tocar, o babalorixá Tata Raminho de Oxossi passa a comandar a cerimônia e cânticos em iorubá são entoados. Antes de Raminho, a cerimônia era guiada pela mãe de santo dele, Sinhá Eugênia da Costa.

 

Pop e rock no Marco Zero além de grandes shows por toda parte

No coração da folia momesca, a noite é dedicada a sonoridades mais modernas como o pop e o rock. A partir das 20h30 os mineiros da Jota Quest prometem colocar o Marco Zero para tremer e, em seguida Cascabulho comemora seus 25 anos de estrada com um show que irá reunir participações especiais de Zezé Mota, Daúde, Tony Tornado e Ylana Queiroga. Para encerrar a noite o Cordel do Fogo Encantado sobre ao palco em um retorno triunfal ao Marco Zero após quase uma década distante da folia pernambucana. Ali pertinho, no Rec Beat, os destaques são Amaro Freitas Trio e Eddie.

Para quem está em busca de grandes shows em polos descentralizados, o sambista Jorge Aragão se apresenta nos polos de Casa Amarela e Campo Grande. No Ibura de Baixo, quem faz a festa é Michele Melo, além de Maestro Spok. Na Brasília Teimosa, o grande show da noite será da diva paraense Gaby Amarantos enquanto na Várzea, a comunidade do reggae irá se esbaldar ao som do Natiruts.

 

Veja programação do Concurso de Agremiações no centro e no bairro do Cordeiro

As mais autênticas manifestações da cultura pernambucana se encontram no Concurso de Agremiações Carnavalescas, que desfilam sempre partir das 15h nos bairros de São José e Cordeiro. A disputa integra o Ciclo Carnavalesco organizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Os prêmios somam R$ 730.500,00.

Na Avenida Nossa Senhora do Carmo, 86 agremiações disputam nas categorias Troças e Blocos Carnavalescos Mistos do Grupo Especial, Maracatus de Baque Virado do Grupo 01 e Grupo Especial, Bois de Carnaval do Grupo 01 e Grupo Especial, Tribos de Índios do Grupo Especial, Escolas de Samba dos Grupos 1 e Especial, Ursos (La ursa) do Grupo Especial, Maracatus de Baque Solto do Grupo Especial, Caboclinhos do Grupo 01 e Grupo Especial, Clubes Carnavalescos Mistos do Grupo Especial.

Na Avenida do Forte, a disputa se dará entre 120 agremiações nas categorias Troças Carnavalescas dos Grupos 01, 02 e de Acesso, Maracatus de Baque Solto do Grupo de Acesso, Clubes Carnavalescos dos Grupos 01 e 02, Blocos Carnavalescos do Grupo Acesso e do Grupo 01, Bois de Carnaval do Grupo de Acesso e do Grupo 02, Tribos de Índios do Grupo Acesso e do Grupo 01, Caboclinhos do Grupo Acesso e do Grupo 02, Clubes de Boneco do Acesso dos Grupos 02 e Grupo 01, Ursos dos Grupos de Acesso, 02 e 01, Maracatus de Baque Solto do Grupo 02 e do Grupo 01.

Programação completa no link: https://bit.ly/2EGpcar

 

Corredor do Frevo e corredores comunitários

Hoje e amanha (04 e 05/03) os foliões caem no passo no Corredor do Frevo. Montado no Recife Antigo, a programação de frevo no pé começa sempre às 15h e a última atração arrasta os foliões às 20h. O circuito das agremiações e blocos sai da Rua da Moeda e segue até a Praça do Arsenal, fazendo o mesmo roteiro de volta. Dentre os blocos que se apresentam Bloco das Flores, Bloco da Saudade, Orquestra Som de Pernambuco, CIA Expressão da Dança, Clarins de Momo de Pernambuco entre outros.

O Carnaval do Recife conta também com os Corredores Comunitários. Esses são montados no Alto do Buriti, Morro da Conceição e Três Carneiros. No Alto do Buriti a folia acontece na segunda e na terça (04 e 05/03), sempre a partir das 19h. Dallas Orquestra, CIA de Dança no Ritmo do Compasso e Maracatu Carneiro da Serra estão entre as atrações. No Morro da Conceição a festa acontece a partir das 17h e conta com atrações como Bloco Lírico Flabelo encantado, Orquestra Beberibe e Bloco das Ilusões. Já em Três Carneiros, a programação foi preparada para acontecer na segunda e terça-feira, começando sempre no finalzinho da tarde, às 17h.

Programação completa do Carnaval do Recife está disponível no site: http://site.carnavalrecife.com/.

 

 

 

Fonte: PCR

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!