Exposição conta história das artes marciais no Japão na Torre Malakoff
16/08/2016 21:32 em Exposição

Até o próximo dia 31, a capital pernambucana recebe a exposição O Espírito do Budô - A História das Artes Marciais no Japão. Promovida pela Fundação Japão São Paulo e pelo Escritório Consular do Japão no Recife, a mostra itinerante tem lugar naTorre Malakoff, no Bairro do Recife. Pernambucanos e turistas que visitarem o equipamento cultural poderão conhecer as diversas peças que integram o acervo, expostas em duas grandes alas.

Na primeira, estão as armaduras antigas utilizadas pelos guerreiros samurais, capacetes de diversos tamanhos e formas, katanas (espadas), lanças, arcos e flechas, destacando-se o desenvolvimento e as mudanças nas artes marciais do Japão no século VIII ao XIX.

Já na segunda, estão peças contemporâneas utilizadas pelos praticantes de artes marciais e que enfatizam a reorganização do bujutsu (tradicionais técnicas de combate) para o budô (Bu significa espírito do samurai e Dô, caminho), nos séculos XIX e XX. Ou seja, evidenciam as mudanças nas técnicas de combate utilizadas em guerra, passando pelo conceito de defesa pessoal, até chegar à atual filosofia, que é a de promover a atividade física, com o intuito de desenvolver o corpo e a mente.

Para os japoneses, o peso da tradição recai sobre vários aspectos do seu cotidiano. O 'Espírito do Budô' é basicamente a essência do caminho para incorporar esse espírito de samurai, não somente nas artes marciais, como também em outros aspectos da existência humana. O estudo deste conceito permite o alcance de uma compreensão mais profunda e significativa do Japão e do seu povo.

Durante o período da mostra, haverá uma palestra sobre "Aventureiros dos Sete Mares: O Trabalho dos Missionários da Companhia de Jesus no Japão dos Samurais (Séculos XVI a XVIII)", pela pesquisadora Angélica Alencar, da Universidade de Sofia, no Japão, e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), como também apresentações de várias artes marciais, oficinas de origami e furoshiki e exibição de diversos DVD's.

Confira abaixo a programação completa:

Visitação:  até 31 de agosto de 2016
Horário: Terça a Sexta, das 10h às 18h | Sábado, das 15h às 18h |Domingo, das 15h às 19h

Palestra
"Aventureiros dos Sete Mares: O Trabalho dos Missionários da Companhia de Jesus no Japão dos Samurais (Séculos XVI a XVIII)", pela pesquisadora Angélica Alencar, da Universidade de Sofia, no Japão e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Data: Sábado, 13 de agosto de 2016
Horário: às 15h

Demonstração de Artes Marciais
Data: Domingo, 14 de agosto
Horários: 15h: Judô pela Associação Nagai / 15:45h - Karatê pela Associação Nagai / 16h30 -

Aikido pela Associação Nagai
Data: Domingo, 21 de agosto
Horário: 16h - Kendo e Iaido pela Associação de Kendo do Recife

Data: Domingo, 28 de agosto
Horário: 15h30 - Kenjutsu pela Associação Nagai / 16h - Aikido pelo Centro Cultural Georges Stobbaerts / 16:30h - Tenchi Tessen Centro Cultural Georges Stobbaerts

Workshop (oficina)*
Data: Domingo, 14 de agosto
Horário: às 15h e 16h: Oficina de Origami (dobradora de papel / origami modular)

Data: Domingo, 21 de agosto
Horário: às 15h e 16h: Oficina de Furoshiki (tecido quadrado utilizado como embrulho)

Data: Domingo, 28 de agosto
Horário: às 15h e 16h: Oficina de Origami (dobradura de papel / origami modular)
* 10 vagas por oficina, com duração de 45 minutos cada.

 

Fonte: g1.globo.com/pe

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!