Saideira do Carnaval do Recife 2020
21/02/2020 21:27 em Carnaval 2020

 

Os dias oficiais de folia chegam ao fim com a Quarta-feira Ingrata. Mas, no Recife, a festa continua. Na quarta-feira (26), os foliões alternativos têm encontro marcado no Polo de Casa Amarela, onde acontece o já tradicional Cinzas do Rock a partir das 15h. O sábado (29) marca a primeira edição do Fecho do Carnaval – a saideira que nunca acaba, evento realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, em parceria com o Espaço Cultural Sinspire.

 

Na quarta-feira, o polo de Casa Amarela se transforma em quartel general dos amantes das guitarras. Em sua 13ª edição, a Quarta Cinza Rock começa às 15h e vai levar ao palco 10 bandas locais. O agito, que tem apoio da Prefeitura do Recife, é reconhecido por apostar em novos nomes da cena do Recife com uma atração de peso. Na folia alternativa, irão se apresentar nomes como Realidade Encoberta, Raízes do Capibaribe e Diablo Angel. A apoteose da noite fica por conta da banda Eddie, que encerra a programação a partir das 23h (vide programação no serviço).

 

Já no sábado (29), o Fecho do Carnaval começa a partir das 17h, na Praça do Arsenal, no Recife Antigo. Vai ter muito brega, com Kelvis Duran, música popular, música eletrônica e dança. Com coordenação artística do bailarino e coreógrafo pernambucano Dielson Pessoa (responsável pela direção artística do espetáculo de abertura do Carnaval do Recife 2019), e com a iluminação e projeção de imagens dos veteranos Jathyles Miranda e Gabriel Furtado, respectivamente, o espetáculo CLOSE desembarca no Recife Antigo com a intenção de causar.

 

Composta por quatro cenas, CLOSE trará temas relevantes e tão importantes para os tempos atuais: Todas as Mulheres do Mundo; Negros; Nordeste; e, por fim, Meu Close é Protesto.

 

Em Todas as Mulheres do Mundo, inspirado na reflexão de Simone de Beauvoir: “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade. É o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino”, essa cena tem a proposta de fazer uma representação de diversas mulheres do mundo e suas capacidades de interferir no direcionamento cultural da humanidade.

 

Negros é um apelo à sociedade para que hajam como os africanos escravizados, que se rebelaram contra o opressor. “Precisamos nos aquilombar. E, como não sabemos fazer isso, teremos que ter a humildade de aprender com quem sabe”, afirma Dielson. Essa cena leva ao palco povos de terreiros de umbanda e candomblé, seguidos de uma apresentação de dança contemporânea que representa a resistência do povo negro periférico e sua luta pelo reconhecimento como cidadãos dignos de políticas públicas eficazes.

 

O povo nordestino que resiste e reage será representado em Nordeste. Fortalecendo o potencial da região que, historicamente é discriminada, mas que tem um potencial indiscutível em tantas áreas, como literatura, artes, tecnologia, cultura e turismo.

 

A profunda transformação da sociedade brasileira pelas novas gerações é um caminho sem volta. E No Meu Close é Protesto serão apresentados grupos de dança compostos por integrantes LGBT.

 

Além das apresentações do príncipe do brega, Kelvis Duran, e de dança, com o espetáculo CLOSE, o Fecho vai contar com as apresentações do Coletivo Revérse, Bongar, Beth de Oxum e Baque Mulher.

 

 

PROGRAMAÇÃO

CINZAS DO ROCK

Polo de Casa Amarela – Rua Padre Lemos, Pátio da Feira – 14h

 

14H - Raízes do Capibaribe

15h - Honestamente Cafajeste

16h - Brutal Order

17h - BANDA PLUGINS

18h - Sistema X

19h - Moribundos

20h - Realidade Encoberta

21h - SAGA HC

22h - Diablo Angel

23h - Banda Eddie

 

29 de fevereiro (sábado) - Fecho do Carnaval – Praça do Arsenal

 

17h - Coletivo Revérse

18h30 - Bongar + Beth de Oxum

20h - Espetáculo de Dança CLOSE (Dielson Pessoa e Artistas Convidadxs)

21h - Kelvis Duran

22h - Cortejo Baque Mulher

22h30 - After no SINSPIRE

 

 

 

Fonte: PCR

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!